Home / seguro fiança / O que é um seguro fiança locatícia

O que é um seguro fiança locatícia

Ao alugar um imóvel não é necessário apenas certificar-se do valor que será cobrado pelo dono do mesmo, mas é necessário também certificar-se se irá ocorrer riscos de inadimplência. Aqueles que não possuem um fiador para assumir essa dívida poderão ter como alternativa o que é um seguro fiança locatícia. 

O seguro fiança locatícia trata-se de uma modalidade de garantia de pagamento do aluguel, dispensando o fiador, onde é normalmente contratado pelo inquilino que tem o proprietário do imóvel como segurado. Essa modalidade de garantia possui algumas regras que necessitam serem observadas por aqueles que desejam utilizá-la. 

Além disso, a vigência a apólice irá ter o mesmo período de contrato de locação, mas de uma maneira geral a opção por este seguro de fiança é uma maneira mais rápida e ágil de aprovação dos contratos de locação. 

Saiba mais o que é um seguro fiança locatícia 

O seguro fiança locatícia é normalmente usado para garantir ao dono do imóvel, o pagamento do aluguel em casos de inadimplência do inquilino, além também do pagamento de determinadas multas. Além disso, é possível ainda contratar coberturas adicionais para outras taxas que se referem ao imóvel, como o condômino, luz, água, IPTU, entre outros. 

Em relação ao preço do seguro fiança locatícia, não existe um valor fixo para o mesmo, pois tudo irá depender da cobertura que o locador irá solicitar para alugar determinado imóvel. Mas, de uma maneira geral o seguro fiança locatícia é normalmente duas vezes o valor do aluguel, e pode ser parcelado no mesmo número de meses do contrato da locação. 

A cobertura do seguro fiança locatícia é geralmente definida pelo proprietário do imóvel, o qual decide quais serão as coberturas e quais as taxas que quer que a apólice proteja. Caso a cobertura escolhida seja muito ampla, os custos poderão ser mais elevados, e consequentemente tornará o aluguel mais difícil. 

Dessa forma, o seguro fiança locatícia vem sendo a maneira mais rápida e fácil de contratações de aluguel, quando o locador não possui um fiador ou não deseja entregar ao dono do imóvel um caução como depósito. Para o dono do imóvel, essa é a maneira mais segura de não ficar sem o seu pagamento do aluguel pelo inquilino. 

Veja também

Por que ter um seguro fiança locatícia

Quando se deseja alugar um imóvel é possível se deparar com inúmeras burocracias que acabam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super